cro

quinta-feira, 7 de abril de 2016

[Filme] Anomalisa (2015), de Duke Johnson & Charlie Kaufman

 Ler em Português      Read in English


Título em Português: Anomalisa
Realização: Duke Johnson & Charlie Kaufman
Argumento: Charlie Kaufman
Elenco Principal: David Thewlis, Jennifer Jason Leigh, Tom Noonan
Ano: 2016 | Duração: 1h 30mins
Sinopse:
Michael Stone, marido, pai, e respeitado autor de «Como Posso Ajudá-lo a Ajudá-los?», é um homem magoado com a mundanidade da sua vida. Numa viagem de negócios a Cincinnati, onde irá falar numa convenção de profissionais de apoio ao cliente, fica fascinado com a possibilidade de escapar ao desespero através de uma modesta vendedora, Lisa, que pode ou não ser o amor da sua vida.

Opinião:
Alguma vez vos disse um o meu tipo de animação favorito é o que usa a técnica de stop-motion? Bem, estou a dizer agora, não estou? Anomalisa estava na minha watchlist não só porque era em stop-motion, mas também porque era realizado por Charlie Kaufman. Para ser sincera, eu não vi muitos filmes de Kaufman, mas ele escreveu um dos meus filmes favoritos - Eternal Sunshine of Spotless Minds. E por essas razões, eu queria muito ver este filme; a nomeação ao Óscar foi apenas uma razão extra.

Kaufman é um génio no que toca à condição humana. Anomalisa tem a mesma vibe que Eternal Sunshine; envolve-nos de tal forma no filme e faz-nos criar ligações com as personagens a um ponto bastante profundo. Nós seguimos a estória de Michael Stone, um homem britânico de meia ideia que vai a Cincinnati a uma conferência onde conhece Lisa.

Deixem-me que vos diga, mas no início, o facto de TODAS as personagens – excepto Lisa e Michael – terem a mesma voz era enervante. Não interessava se era uma personagem feminina ou masculina, se jovem ou velho; todas elas foram dobradas pelo mesmo homem. Eu não gostei inicialmente, mas, então, começou a fazer sentido e fazia parte da estória. E de fato foi bastante inteligente.

Anomalisa é especial; é uma anomalia. Mas eu tenho que dizer que fiquei um pouco desapontada; não foi o que eu estava à espera, ou se calhar tinha expectativas demasiado altas. Ainda assim, eu recomendo este filme, porque é feito de forma belíssima e é incrível. Eu li algures que a cena de sexo demorou dois anos a fazer. Tens mesmo que amar algo profundamente para se forcar desta forma no trabalho, e Anomalisa é uma obra de arte e amor.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Todxs são bem-vindxs a contribuir para este blog, apenas pedimos que o façam de forma respeitosa e coordenada.