cro

terça-feira, 10 de novembro de 2015

[TAG] Hábitos de Leitura

Há uns dias fomos nomeadas pela menina do blog Sabores e Dissabores Literários para responder à TAG Hábitos de Leitura. Uma tag muito interessante e que ficamos muito contentes, e agradecidas, pela nomeação. E sem mais demoras aqui vamos nós!


1. Tens um lugar específico na casa para ler?
Carla: Não tenho propriamente um lugar fixo para ler. Gosto de ler num café, numa biblioteca, na sala, na paragem do autocarro/estação de metro, mas, sem sombra de dúvida, que o lugar onde leio com maior frequência (e mais confortavelmente) é sentada na minha cama.
Joana: Gosto particularmente de ler no meu quarto, onde as distracções são menores e todos os meus livros rodeiam-me.

2. Marcador ou Pedaço de Papel?
Carla: Marcador, mas, caso aconteça não ter nenhum à mão, usar apenas um papel não me incomoda. Por exemplo, livros da biblioteca uso o talão como marcador.
Joana: Marcador, só em último caso é que vai um bocado de papel. Faço colecção de marcadores, por isso marcadores não faltam cá em casa.

3. Consegues parar simplesmente de ler ou tem de ser sempre no final de um capítulo ou a um certo número de páginas?
Carla: Nunca paro antes de um final de paragrafo, mas isto é num caso de urgência. Normalmente apenas paro de ler ao fim de um capítulo.
Joana: Não me incomoda parar a meio de um capítulo ou não ler um X número de páginas, apesar de se me conseguir aguentar, ou seja, a não ser que já não consiga manter os olhos abertos, prefiro deixar um livro num ponto da história que não me “obrigue” a pegar nele no dia a seguir à primeira hora da manhã – o que por vezes me “obriga” a ler um livro inteiro de uma só vez :p

4. Comes ou bebes enquanto lês?
Carla: Se estiver em casa, não, mas estando num café sim, tanto comer como beber.
Joana: É muito, muito, muito raro. Tento ao máximo não ter quaisquer líquidos perto de livros para evitar que aconteçam desastres, mas por vezes não resisto a um docinho para acompanhar aqueles livros que já por si são tão doces.

5. Música ou TV enquanto lês?
Carla: Depende de muitas coisas. Televisão nunca, mas gosto de ouvir música enquanto leio (até mesmo a estudar, ouvir música ajuda-me a concentrar), mas há momentos que a música não conjuga com o que estou a ler e, nessas situações, prefiro o silêncio.
Joana: Nem um nem outro, entro num mundo tal que nem música nem televisão me fazem falta – até porque por vezes a minha cabeça cria a sua própria banda sonora para o livro em causa (e não vemos nós as cenas do livro a desenvolverem-se na nossa cabeça como se passassem na televisão?).

6. Um livro de cada vez ou vários ao mesmo tempo?
Carla: Normalmente iria dizer um de cada vez, mas há momentos em que determinado livro não me está a captar muita atenção, ou há outro livro que TENHO que ler pois não aguento esperar (ou simplesmente tenho leituras obrigatórias para as aulas), e aí fico com vários livros a serem lidos.
Joana: Inicialmente era incapaz de ler mais do que um livro ao mesmo tempo, mas com o passar dos anos habituei-me e estou sempre a ler, pelo menos, dois livros ao mesmo tempo.

7. Ler em casa ou em qualquer lugar?
Carla: De certa forma já respondi a esta questão na primeira pergunta. Como disse, leio em qualquer lugar, uma vez que ando sempre com um livro (ou o kobo) atrás, ainda que o quarto seja o lugar preferencial.
Joana: Sinceramente, prefiro ler em casa porque me distraio com menos facilidade, mas também gosto de ir ler para a Gulbenkian quando está sol, ou para um café se quero ler e ao mesmo tempo ver caras novas.

8. Ler em voz alta ou silenciosamente?
Carla: Sempre silenciosamente.
Joana: Silenciosamente, ler em voz alta só se é uma citação que gosto particularmente e na qual fico um parada a pensar.

9. Lês para a frente e/ou pulas páginas?
Carla: Nunca pulo páginas. Acho um ultraje saltar páginas ou simplesmente espreitar o final, faz com que o livro perca parte do seu encanto. 
Joana: Hum….eu TENTO ler seguido… mas às vezes, se o livro não me está a puxar tanto (ou a puxar demasiado e não consigo aguentar até chegar a um ponto mais forte/importante) salto umas quantas páginas…o mal é que às vezes leio o livro a partir daí e não do ponto onde estava inicialmente hihi

10. Quebrar a lombada ou mantê-la como nova?
Carla: Não quebro a lombada propositadamente, mas se acontecer não morro por isso. Tento sempre ter cuidado com os livros (cuidado extra quando não são meus), mas há alguns que é praticamente impossível não marcar a lombada com a leitura.
Joana: Mantê-la como nova. Gosto dos livros que tenham uma boa apresentação. Se ficar marcado, tudo bem, mas se a conseguir manter direita melhor ainda.

11. Escreves ou fazes anotações nos livros?
Carla: Nunca, com a excepção se o livro for lido para alguma aula e aí apenas sublinho (as anotações ou não existem ou são muito raras).
Joana: Não, não escrevo em livros a não ser que sejam livros de estudo, e aí costumo usar post-its para não marcar o livro.

12. Quem tagueias?

5 comentários:

  1. Olá,
    Gostei muito das vossas respostas, temos aí umas quantas em comum. :)
    Beijinhos e obrigada por responderem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nós é que agradecemos a nomeação. Gostamos imenso de responder a coisas assim. De forma divertida conseguimos dar-nos um pouco a conhecer (enquanto bloggers, respondendo às TAGs), mas também conhecer os outros bloggers (como leitoras que somos de vários blogs).
      Beijinhos :)

      Eliminar
  2. Muito obrigada pela nomeação! Já respondi: http://lenaspetals.blogspot.pt/2015/11/reading-habits-tag.html

    ResponderEliminar
  3. Olá, obrigada pela nomeação, irei fazer a TAG assim que possível :)
    bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
  4. Olá já respondi à TAG, espreitem em http://bioquimicadaleitura.blogspot.pt/2015/11/tag-habitos-de-leitura.html
    bjs

    ResponderEliminar

Todxs são bem-vindxs a contribuir para este blog, apenas pedimos que o façam de forma respeitosa e coordenada.